25/03/14 16h15

Bridgestone fará investimento bilionário em Santo André

Repórter Diário

Bridgestone, fabricante de pneus instalada em Santo André desde 1923, anunciou investimento de US$ 425,4 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) na unidade produtiva do município até 2018. Os investimentos visam melhorar a eficiência produtiva, expandir a produção de pneus agrícolas e modernizar da linha de fabricação de pneus para carros de passeio.

A cidade comemora o anúncio. "É fruto de parceria contínua em prol do município", destaca o prefeito Carlos Grana. "Esse diálogo é extremamente importante, pois a cooperação entre poder público e iniciativa privada traz avanços e ganhos para a cidade", acrescenta Oswana Fameli, vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

A Bridgestone foi procurada pela RD Ideias para comentar o assunto. Porém, segundo a assessoria, os representantes só se manifestarão mais adiante.

Em 2013, o contingente de empregados da Bridgestone aumentou 18% e totalizou 3.315 funcionários. No mesmo ano, o grupo obteve faturamento de US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 3,27 bilhões) e pagou em impostos US$ 30,3 milhões (cerca de R$ 70,8 milhões).

No Brasil, além de Santo André, a multinacional produz pneus em Camaçari (BA). As duas plantas somam capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. Ao todo, segundo informações de bastidor, serão 500 novos empregos até 2018.

Em Santo André, a indústria se concentra na produção de pneus para caminhões, ônibus, veículos industriais, agrícolas e máquinas fora de estrada. A planta foi a primeira da empresa norte-americana a ser instalada no Brasil. Emprega 3,5 mil colaboradores diretos e 2 mil indiretos.

Metalúrgicos - Para o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Cícero Firmino, o Martinha, presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a decisão da fábrica de aprimorar a participação em Santo André significa que, apesar de dificuldades de encontrar locais para as indústrias se instalarem ou expandirem na cidade, o município ainda segue atrativo para as empresas.

Sindicato do borracheiros desconhecia investimento

Márcio Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Borracha da Grande São Paulo (Sintrabor), diz que desconhecia o anúncio da Firestone. "Quando é coisa boa, eles anunciam para a Prefeitura, só ficamos sabendo quando é coisa ruim, quando tem demissão", alfineta.

O sindicalista diz que a notícia poderá ajudar na mesa de negociação da campanha salarial a partir deste mês. Hoje o piso de mensalistas na fabricante de pneus é R$ 1.028. A data base da categoria é 1º de junho.