22/09/17 14h17

Brasil se destaca entre os países emergentes

Valor Econômico

A boa notícia entre as economias emergentes é que o Brasil deverá registrar um crescimento positivo de suas importações e de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, destaca a Organização Mundial do Comércio (OMC).

De um lado, as exportações brasileiras cresceram 1,7% no primeiro semestre deste ano, em volume, bem menos que a taxa de 3,3% em todo o ano passado. É que a forte expansão dos embarques de mercadorias brasileiras em 2016 foi impulsionada uma taxa de câmbio competitiva, e essa vantagem foi parcialmente revertida em 2017.

Entre julho de 2014 e janeiro de 2016, o real desvalorizou 34% em relação ao dólar, o que ajudou os exportadores brasileiros no mercado internacional. No entanto, desde o começo de 2016 a moeda brasileira recuperou 28% em relação ao dólar.

Já as importações cresceram 2,6% no primeiro semestre, depois de contrair 11,9% em 2016, ilustrando que a recessão chegou ao fim no país. A OMC nota que o Brasil importa mais, enquanto no conjunto da América do Sul a expansão do comércio e do PIB continuarão frágeis.

O ritmo de crescimento das exportações em volume tem sido menor, enquanto em valor os exportadores brasileiros têm recebido um pouco mais, com a recuperação gradual dos preços das commodities.

Por isso, recentemente, o ministro de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, elevou a previsão de superávit da balança comercial para US$ 60 bilhões, ante estimativa anterior de um saldo positivo de US$ 55 bilhões.