05/05/14 16h11

Brasil fecha acordo com Reino Unido para cooperação em P&D

Iniciativa tem como objetivo a realização de workshops de pesquisa e encontros entre jovens cientistas dos dois países

ComputerWorld

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Glaucius Oliva, e a diretora global de Educação e Sociedade do British Council, Jo Beall, firmaram na última quarta-feira (30), em Miami (Estados Unidos), um acordo para o desenvolvimento do programa Researcher Links.

A iniciativa tem como objetivo a realização de workshops de pesquisa e encontros entre jovens cientistas do Reino Unido e do Brasil, enfatizando o estabelecimento de futuras colaborações em pesquisa.

A assinatura foi feita durante a conferência internacional Going Global, um fórum anual para líderes discutirem a internacionalização da educação, organizado pelo British Council e que conta com a participação de mais de mil delegados vindos de 70 países diferentes, sendo 45 participantes brasileiros.

O Researcher Links já acontece em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para pesquisadores do estado.

“No ano passado o Brasil foi o país com o maior número de propostas. Foram recebidos 58 trabalhos, sendo que sete foram selecionados para receberem apoio. O acordo com o CNPq ampliará o alcance do programa por todo o Brasil”, disse o diretor de Educação de Sociedade do British Council no Brasil, Claudio Anjos.