24/05/17 13h53

Brasil e Noruega pretendem estreitar parcerias em petróleo, gás e energias renováveis

Agência CT&I

Uma delegação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participou recentemente de uma visita oficial à Noruega para estreitar a parceria do Brasil com o país europeu, especialmente nas áreas de petróleo, gás e energias renováveis. Lá, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil-Noruega.

A parceria bilateral já está em andamento por meio de uma chamada conjunta entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho de Pesquisas da Noruega (CRN, na sigla em inglês). Como resultado, foram aprovados cinco projetos envolvendo pequenas e médias empresas brasileiras e norueguesas, com foco na elaboração de soluções tecnológicas em recuperação de petróleo e na elaboração de tecnologias ambientais e suboceânicas.

"Brasil e Noruega partilham muitos interesses. Além de possuir grandes reservas de petróleo, os dois países utilizam hidrelétricas em larga escala para a geração de energia elétrica e estão investindo cada vez mais em fontes alternativas de energias renováveis, tais como solar e eólica. Há, portanto, um grande campo para ampliarmos a cooperação", destacou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, que chefiou a delegação do MCTIC.

Mas a parceria pode ser ampliada para outros campos do conhecimento. Via teleconferência, o coordenador-geral de Oceanos, Antártica e Geociências do MCTIC, Andrei Polejack, apresentou propostas de cooperação em aquicultura e em pesquisas no Atlântico e na Antártica.

A reunião do GT foi acordada em setembro do ano passado, em visita do ministro da Educação e Pesquisa da Noruega, Thor Björn Isaksen, ao Brasil. Na ocasião, foi assinada uma declaração conjunta expressando interesse no aumento da cooperação em ciência e tecnologia e na definição de áreas de interesse comum.

Em novembro, acontece a Semana da Inovação da Noruega no Brasil. O evento, ainda sem data e locais definidos, promoverá seminários sobre energias renováveis e outros temas de interesse entre ambas as nações.