21/12/06 16h54

BC projeta taxa de inflação abaixo da meta em 2007

Valor Econômico - 21/12/2006

O relatório trimestral de inflação do Banco Central, divulgado ontem, projeta inflação abaixo da meta em 2007 nos dois cenários básicos considerados. Os números sugerem que, em tese, há espaço para continuar o relaxamento da política monetária. A magnitude dos próximos cortes, porém, dependerá do quanto o BC irá pesar nas suas decisões a inflação projetada para 2008, que, dependendo do cenário considerado, empata ou supera o centro da meta. E também de como evoluirão os fatores de risco às projeções do BC, e como as quedas de juros feitas até agora afetam os preços. Tradicionalmente, o BC divulga duas projeções para a inflação nos seus relatórios. Uma delas é o chamado cenário de referência, que assume a hipótese de que os juros vão ficar constantes nos atuais 13,25% ao ano por tempo indeterminado. Nesse cenário, a inflação de 2007 é projetada em 3,9%, bem abaixo do centro da meta do ano, fixada em 4,5%. Essa projeção deixa claro que, se o BC mirar apenas a inflação de 2007, terá espaço para cortar os juros abaixo dos 13,25%. A outra projeção do relatório dá uma idéia do quanto a taxa de juros pode, em tese, cair. Nela, o BC procura prever em que percentual chegará a inflação em 2007 se os juros caírem da forma esperada pelos analistas do mercado, que prevêem Selic média de 11,92% ao ano no último trimestre de 2007. Usando esses parâmetros, a inflação do ano que vem fica em 4,3%, um pouco abaixo do centro da meta. Ou seja: se o parâmetro das decisões do BC for unicamente a inflação projetada para 2007, há espaço para cortar os juros na magnitude esperada pelo mercado.