13/09/06 16h43

Bancos acenam com "força total", diz Febraban

Folha de S. Paulo - 13/09/2006

O pacote de incentivo habitacional anunciado ontem pelo governo fará com que o sistema financeiro volte-se "com força total" aos empréstimos para a aquisição da casa própria. A avaliação é do diretor da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) Natalino Gazonato, responsável pela área de Crédito Imobiliário da entidade.O presidente do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de São Paulo, José Augusto Viana Neto, concordou. Para ele, só a exclusão da TR representa uma economia entre 9% e 12% em financiamentos de 10 e 15 anos. Leitura positiva também foi feita pelo vice-presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins. "O comprador sabe que seu salário será ajustado conforme a inflação, mas as prestações que paga ficarão fixas", explicou.Além da TR, o governo reduziu de 10% para 5% o IPI (Imposto sobre Produtos Importados) sobre alguns produtos da cesta básica da construção e permitiu desconto em folha nos empréstimo para a aquisição de imóveis. E aproximadamente US$ 462 milhões vai para o crédito imobiliário pela Caixa Econômica Federal.