10/07/17 13h26

Área que abriga Ceagesp pode se tornar polo de tecnologia, diz Blairo

Valor Econômico

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), assinaram ontem, em São Paulo, termos de compromisso sobre a mudança da localização do Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Hoje, o Ceagesp está na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

Segundo o ministro, também foi assinado um protocolo que trata da destinação da atual área da Ceagesp. Durante evento realizado em São Paulo hoje, Blairo afirmou que a proposta é criar um polo tecnológico.

Tanto a criação do polo quanto a mudança de localização deverão ocorrer por meio de parcerias privadas, segundo Maggi. “O governo pretende destinar à Embrapa os resultados econômicos auferidos dessas parcerias”, disse Maggi. A ideia é que os recursos sejam destinados ao financiamento de pesquisas feitas pela Embrapa. “Para que ela possa ter uma fonte de sustentação fora da União e que bancaria a pesquisa”, afirmou.

O terreno de 700 mil metros quadrados da Ceagesp pertence à União e a uma empresa ligada ao Ministério da Agricultura. De acordo com Maggi, a Pasta coordenaria o processo de criação do polo tecnológico.

Com relação ao protocolo que trata da mudança de local da Ceagesp, o ministro afirmou que ontem foi assinado um compromisso de que o município de São Paulo abrirá um processo licitatório para a escolha do novo local. Em março deste ano, o prefeito de São Paulo, João Doria, havia afirmado que a Ceagesp sairia da Vila Leopoldina até 2020. A proposta é privatizar o entreposto.

Em nota, a Ceagesp afirmou que foi firmado um termo de acordo de cooperação entre União, Estado e Município, em que dois grupos vão atuar em conjunto. Ainda de acordo com a nota, um grupo contará com representantes dos dirigentes da Ceagesp para pesquisar a melhor área para uma possível transferência de local, enquanto o outro grupo irá fazer um estudo sobre o que fazer com a área atual.