05/04/16 16h21

Alckmin incentiva exportações no evento Agenda Externa do Brasil

Governador pediu ao presidente da Investe SP, Juan Quirós, ampliação do Programa SP Export

Investe São Paulo

O governador Geraldo Alckmin determinou ao presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, a ampliação do Programa de Incentivo às Exportações, o SP Export, lançado pela Agência em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e que já está em andamento em todo o Estado de São Paulo. A conversa aconteceu durante a abertura do Seminário A Agenda Externa do Brasil – Comércio Clima e Energia, promovido pelo Instituto de Relações Internacionais & Comércio Exterior (IRICE), nesta terça-feira, 5 de abril, no Millenium Office Park, em São Paulo.

O evento reuniu lideranças empresariais, especialistas da academia e associações de exportadores preocupados com a necessidade da retomada do crescimento e da busca do mercado externo como uma das saídas para o período de dificuldades que o País atravessa. Na abertura, o governador ressaltou as potencialidades do Estado de São Paulo e incentivou o setor a trabalhar ainda mais forte.

Juan Quirós lembrou que o SP Export já realizou um grande evento em Campinas, quando foi criado o sistema de atendimento chamado Poupatempo do Exportador, que facilita a vida dos empresários que pretendem ingressar no mundo das exportações. O próximo evento do programa será dia 8 de abril, em Sorocaba. Também estão agendados atendimentos em Ribeirão Preto, Franca e todas as principais cidades do Estado.

Dentro do mesmo programa, serão realizados eventos de divulgação dos produtos paulistas no exterior, como o agendado para junho na Colômbia e no Peru. De 10 a 14 de abril, será realizada uma missão com o mesmo objetivo nos Emirados Árabes. Para Quirós, o incentivo do governador permitirá que São Paulo se posicione de uma forma mais protagonista nos cenários nacional e internacional.

No evento do IRICE, compareceram expoentes do mercado e das relações internacionais, como Emerson Capaz e Rubens Barbosa. Foram abordados temas como a Política do Brasil em Relação à Mudança Climática (Tasso Azevedo); as Implicações do Acordo de Paris (Marco Antônio Caminha); a Política Energética Brasileira (David Zylbersztjan) e a Geopolítica e Geoeconomia das Fontes Renováveis e Não-Renováveis de Energia (Adriano Pires).