12/01/15 13h10

Água farta atrai indústrias na região

Disponibilidade de gás natural e energia elétrica também são fatores importantes nas cidades com Distritos Industriais no entorno de Bauru

Jornal de Bauru

A região de Bauru está sendo cobiçada por empresas de pequeno e médio porte para a instalação de matrizes e filiais. A doação de áreas, a isenção de impostos e a facilitação na documentação tem atraído os empresários da capital, cansados de sofrer com trânsito e outras dificuldades.

Para o diretor de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda de Lençóis Paulista, Altair Aparecido Toniolo, a região é a bola da vez. “Temos olhado o desenvolvimento de forma regionalizada. Acredito que estamos vivendo o momento da interiorização do desenvolvimento, Lençóis, Agudos e toda a região é a bola da vez.”

Além da infraestrutura disponível, Toniolo enfatiza a disponibilidade de energia elétrica, gás natural e especialmente água. “O gasoduto corta a região. No Distrito Empresarial de Lençóis está presente. Temos água de boa qualidade. Esses são itens atrativos. As coisas estão acontecendo na cidade e na região. As empresas descobrem os locais ideais para se instalarem.”

Na opinião dele, as cidades se estruturaram regionalmente para o desenvolvimento. “Temos a infraestrutura local. A facilitação das legislações municipais que permitem isenções de impostos. Estamos cercados de boas rodovias, hidrovia, aeroporto, enfim acesso as principais vias de transportes que atraem os empresários para as cidades da região. Os municípios se prepararam e com certeza estão acima da média nacional.”

O cadastro municipal de Lençóis Paulista mostra que a cidade tem 6.167 empresas ativas, que empregam 25.908 mil pessoas. Entre os anos de 2009 e 2014, foram abertas 2.338 empresas. Para cumprir as diretrizes municipais e gerar oportunidades aos moradores, o município investiu na educação profissional. “A Escola de Negócios é um projeto que objetiva a disseminação do empreendedorismo em cursos técnicos.”

O Distrito Industrial de Piratininga, por exemplo, tem mais de 70 lotes, todos ocupados e não tem mais áreas para instalação de empresas. O esgotamento é temporário, segundo a prefeitura. Algumas empresas não cumpriram os prazos de instalação e os terrenos serão retomados.

Na cidade de Agudos (13 quilômetros de Bauru), no ano passado, foram legalizadas áreas no Distrito Industrial para 20 empresas. “Os investidores vêm dos quatro cantos do Estado de São Paulo e devem gerar aproximadamente 300 empregos diretos. Os ramos são os mais variados, como transporte, produtos hospitalares, construtora, manutenção elétrica, fábrica de suco de laranja etc”.

Na cidade de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) há oito distritos industriais. O mais recente já conta com 70 novas empresas de portes diferentes e segmentos variados. Para 2015, o prefeito, Daniel Camargo procura por áreas para instalar mais um distrito industrial. A ideia é atender a demanda crescente. Há lista de espera. A cidade possui 300 empresas já instaladas, algumas que ocupam apenas 400 metros quadrados e outras que chegam a ocupar 30 mil metros quadrados.