02/06/17 14h25

Agronegócio poderia ter alcançado crescimento de até 17%, diz Blairo Maggi

Resultado foi influenciado pela recuperação do que foi perdido no ano passado e poderia ter sido ainda melhor sem redução de preços

InfoMoney

O agronegócio brasileiro registrou crescimento de 13,4% no primeiro trimestre do ano, impulsionando o Produto Interno Bruto da Economia. No entanto, o resultado do segmento poderia ter sido ainda melhor. De acordo com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, não fosse a redução dos preços, o resultado poderia ter chegado a 17%.

Agronegócio foi o setor que mais cresceu nos últimos anos, diz Maggi

"O agronegócio é a parte da economia que mais tem crescido nos últimos anos. O crescimento de 13,4% basicamente é a recuperação do que perdemos no ano passado”, afirmou.

As perdas do setor ocorreram no ano passado, devido a problemas com o clima. Somente no segmento agrícola, o prejuízo chegou a 30 milhões de toneladas, de acordo com o ministro.

"Quando você tem mais volume de mercadoria, fretes maiores, mais consumo de combustíveis, de pneus, são pessoas empregadas, serviços. Então, indiretamente, a agricultura impulsiona a economia, porque tem um volume maior de produção, até com os preços menores que no ano passado”, disse.