28/07/17 14h49

Agronegócio em SP eleva exportação em 7,6% no primeiro semestre

Com US$ 6,96 bi de saldo comercial, setor tem desempenho 5,6% superior ao mesmo período em 2016, informa Instituto de Economia Agrícola

Portal do Governo do Estado de São Paulo

O bom desempenho do agronegócio paulista segue puxando para cima a economia do Estado e do país, de acordo com estudo do Instituto de Economia Agrícola (IEA), ligado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

No primeiro semestre deste ano, o setor registrou saldo de US$ 6,96 bilhões, montante 5,6% superior ao registrado no mesmo período em 2016, quando somou US$ 6,59 bilhões nos seis primeiros meses.

O estudo do IEA aponta que as exportações setoriais nos primeiros seis meses de 2017 chegaram a US$ 9,44 bilhões, 7,6% superior ao valor em 2016; já as importações subiram 13,8%, totalizando US$ 2,48 bilhões.

Em seis meses, as exportações do Estado chegaram a US$ 24,64 bilhões, ou 22,9% do total nacional, com US$ 25,82 bilhões (36,1% do total nacional) de importações, registrando um déficit de US$ 1,18 bilhão.

De acordo com o IEA, as importações paulistas nos demais setores, exclusive o agronegócio, somaram US$ 23,34 bilhões, e as exportações US$ 15,20 bilhões, gerando um déficit externo desse agregado de US$ 8,14 bilhões.

“O déficit do comércio exterior paulista só não foi superior devido ao desempenho do segmento, cujo saldo manteve-se positivo e crescente”, explicou José Roberto Vicente, autor do estudo.

No agronegócio brasileiro, as exportações também aumentaram, chegando a 7% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 48,14 bilhões – o que representa 44,7% do total exportado pelo país.

As importações do agronegócio também cresceram 19,9%, quando comparadas aos seis primeiros meses de 2016, somando US$ 7,30 bilhões – 10,2% das compras externas do país. “O superávit do agronegócio de janeiro a junho de 2017 foi de US$ 40,84 bilhões, sendo 5% superior ao registrado no mesmo período no ano passado”, completou Vicente.

Veja aqui o resultado completo da análise da Balança Comercial paulista.

O secretário Arnaldo Jardim destacou que o acompanhamento da Balança Comercial pelo IEA é uma importante ferramenta para avaliar o desempenho do agronegócio na economia paulista e brasileira.

“Mais uma vez, o estudo comprova que a atividade agropecuária tem um papel fundamental para segurar a economia. Colocar o conhecimento gerado pela pesquisa a serviço da sociedade e do setor produtivo é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin”, destacou o secretário.