23/05/17 17h53

Agentes de 90 municípios são capacitados para atração de investimento pela Investe São Paulo

Mais de 220 pessoas estiveram presentes em encontro realizado na sede da agência para receber treinamento nas melhores práticas de atração de investimentos

Investe São Paulo
  • Download Francisco Rosa

"Os municípios são nossos principais parceiros nas ações de incremento da competitividade do Estado" disse Maurício Juvenal

• Download Francisco Rosa

Objetivo foi capacitar os agentes municipais de atração de Investimentos

• Download Francisco Rosa

O diretor de novos negócios da Investe São Paulo, Sérgio Costa, falou sobre as melhores práticas em atração de investimentos

220 pessoas estiveram presentes no evento

• Download Francisco Rosa

O diretor de gestão de projetos de investimentos, Ermínio Lucci, mostrou os resultados da agência no começo desse ano

• Download Alina Lima

O gerente ambiental, José Pedro Fittipaldi, de uma demonstração de como os terrenos são avaliados quanto a sua viabilidade para receber um empreendimento

• Download Francisco Rosa

A gerente de projetos, Ana Beatriz Fernandes, mostrou o processo completo de acompanhamento de um projeto de investimento

A segunda edição do encontro Investe São Paulo e Municípios Paulistas para a Competitividade foi realizado nessa terça-feira, 23 de maio de 2017, na capital paulista e recebeu representantes de 82 municípios paulistas. O objetivo do evento foi capacitar os agentes de desenvolvimento local com as melhores práticas para a atração e retenção de investimentos.

A abertura foi realizada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurício Juvenal, representando o secretário Márcio França. Juvenal valorizou o papel dos municípios como entes que incrementam a competitividade do Estado, pois com a sua ação eles conseguem atrair novos investimentos para São Paulo.

No encontro os participantes receberam do quadro técnico da Investe São Paulo uma visão completa do trabalho das equipes da agência. Deste modo, os agentes municipais entenderam como podem aproveitar ao máximo o suporte que a agência fornece às prefeituras. Também foram passadas, aos presentes, instruções sobre as melhores práticas de atração de investimentos formuladas pelo Banco Mundial.

“As determinações do Banco Mundial são bastante úteis aos municípios, pois dão um passo-a-passo simples de ser seguido para aumentar a competitividade na atração de investimentos. São tarefas que as cidades devem realizar para tornarem-se mais atrativas aos olhos dos investidores. Um dos pontos a ser seguido é manter informações atualizadas sobre os principais setores econômicos do munícipio e região. Assim fica mais fácil mostrar a um potencial investidor as vantagens de se instalar um empreendimento no local” afirmou Sérgio Costa, diretor de desenvolvimento de negócios da Investe São Paulo.

Os presentes também puderam ver como funciona a Área das Prefeituras. Uma ferramenta online que permite aos municípios disponibilizar terrenos, áreas e galpões aptos a receber empresas nas suas cidades.

“A Investe São Paulo trabalha para que os 645 municípios paulistas tenham oportunidade de concorrer por um investimento. Nossa função é mostrar o potencial do Estado de São Paulo como um todo. Fazemos um trabalho muito técnico, para que o investidor escolha o município que melhor atende as necessidades de um empreendimento. Para nós é muito importante que os agentes locais mantenham atualizados os dados de seu município na Área das Prefeituras” disse Ermínio Lucci, diretor de gestão de projetos de investimento da Investe São Paulo.

A agência paulista já auxiliou 148 empresas a implementarem 172 projetos, que totalizam R$ 39,62 bilhões em investimento. Ao final do evento, alguns desses casos de sucesso serviram de ilustração aos presentes, mostrando que quando iniciativa privada, estado e municípios trabalham em conjunto ganha a sociedade como um todo, novas empresas geram novos empregos, que possibilitam o desenvolvimento econômico.