13/12/13 11h56

Aeroporto da cidade fica mais próximo de receber voos de carga

Prefeitura e dono de área entraram em acordo para desapropriação

Tribuna Impressa – Araraquara

Após meses de negociação, a Prefeitura de Araraquara e o dono de um haras que fica na cabeceira do aeroporto entraram em acordo verbal para a cessão da área ao município.

Com isso, o projeto de transformar o Bartholomeu de Gusmão em terminal aeroportuário de carga está mais próximo. É que para receber grandes aeronaves, a pista tem de ser ampliada dos atuais 1,8 mil para 2,5 mil metros de comprimento.

O próprio governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), declarou à Tribuna que Araraquara deve passar a operar com voos de carga. A Prefeitura publicou decreto em que declara quatro áreas do Haras Santa Vera, pertencentes a José Osmir Trevisan, como de utilidade pública.

“Esse é o primeiro passo para depois se fazer uma permuta [troca de áreas]. O espaço vai pertencer ao Município e será doado à Secretaria de Aviação Civil”, disse o prefeito Marcelo Barbieri à Tribuna Impressa.

De acordo com o documento, as áreas somam 76.403,42 metros quadrados. Para exemplificar, se o espaço fosse em formato quadrado, cada lado teria quase 300 metros.

Os valores não foram divulgados, mas, em uma negociação anterior, a da Fazenda Capão Seco, o preço estipulado foi de R$ 8,99 o metro quadrado. O que, neste novo acordo, valeria quase R$ 690 mil.

Próximo ano
Segundo Barbieri, no início de 2014, após o recesso da Câmara, o governo enviará a proposta de desapropriação para votação no Legislativo.

Barbieri afirma que o projeto para o aumento da pista já foi elaborado e enviado a Brasília. A intenção é incorporar a expansão ao Plano de Aviação Regional, do governo Dilma. O valor pedido ao Governo Federal não foi informado.

Segundo Trevisan, do Haras Santa Vera, as negociações para permuta de área com a Prefeitura estão avançadas. “Mas vamos esperar a votação da Câmara para não atrapalhar as negociações”, disse.  O empresário não quis entrar em detalhes financeiros sobre o acordo. Informou apenas que o haras deverá permanecer no espaço que sobrar (uma menor parte da área).

Benefícios
Atualmente, no Interior do Estado, apenas o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, está autorizado a receber aviões de carga. Especialistas afirmam que Araraquara tem muito a ganhar com esse tipo de transporte. Para o professor Hernan Ceron, do curso de Engenharia Aeronáutica da USP em São Carlos, se a cidade receber voos de carga no futuro, vai desafogar Viracopos, que estaria sobrecarregado.

“É muito interessante para o Interior ter nosso aeroporto também voltado à indústria”, diz Barbieri, que cita outras cidades — como Jundiaí, São Carlos e Ribeirão Preto — que não conseguem receber cargas pois a ampliação das pistas é inviável.

Ontem à tarde, o primeiro avião da Azul Linhas Aéreas vindo de Campinas pousou na cidade e trouxe Alckmin e outras autoridades para a reinauguração oficial do aeroporto.

Governador diz que próximo passo é ampliar para cargas
Durante a viagem de Campinas a Araraquara, cerca de 20 minutos após a decolagem, ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reforçou a intenção de transformar o Bartholomeu de Gusmão em aeroporto de cargas, descartou, pelo menos por enquanto, a privatização do local e voltou a sinalizar para uma unidade da Fatec em Araraquara. Leia a entrevista a seguir.

Aeroporto de carga
“Dei o parabéns ao prefeito. É uma grande conquista a retomada de voo regional, agora com um terminal de passageiros de 1,7 mil metros quadrados, uma pista boa, de 1,8 mil metros. Por esses motivos, e o bom momento econômico, aposto que a tendência mais próxima é se tornar um aeroporto de cargas. Para isso, para se tornar um terminal alfandegário, será necessário um volume de cargas que se justifique; autorização federal e Receita Federal.

Privatização
“Não há previsão. Começamos um programa de concessão com cinco aeroportos que não têm voos regionais, mas apenas aviação executiva. Porém, o aeroporto está ótimo, e o fato de a Azul vir para a cidade mostra o bom momento que o município vive. E empresas só vão para onde existem passageiros.

Instalação fatec
“A Fatec já está autorizada e, segundo o prefeito, o terreno já foi doado e a escritura passada. Agora, entramos na fase de definição do projeto executivo para a faculdade. E, depois, abrimos para licitar a obra. É um processo rápido”. [Alckmin não soube precisar uma data, mas a Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza informa que o terreno para a construção da Futura Fatec de Araraquara já está definido e que o projeto executivo da obra já está sendo elaborado]

Acessibilidade
“Estamos entregando a Araraquara também o ambulift, um equipamento que auxilia no embarque e desembarque de cadeirantes em aviões. O cadeirante é colocado numa espécie de elevador, que transporta a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida até a aeronave.”