22/03/17 14h39

86% dos prefeitos na microrregião de Araraquara pretendem investir em tecnologia

Folha da Cidade

Aliar tecnologia da informação e comunicação (TIC) e gestão pública é uma tendência nos municípios da microrregião de Araraquara para os próximos anos. Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD) mostra que pelo menos 86% dos prefeitos tem em seus planos de governo propostas para investir em sistemas digitais para aprimorar os serviços municipais.

A consulta completa será apresentada nesta quinta feira (23), em Araraquara, durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região Central de São Paulo, evento que reúne gestores para tratar de modernização e eficiência dos serviços públicos.

Ao todo, foram 43 propostas envolvendo o uso de tecnologia. A área mais lembrada pelos prefeitos eleitos foi educação (19%), seguida de informatização e comunicação, além de ações de incentivo e fomento a empresas, startups e a criação de parques tecnológicos, por exemplo, todas com 14% cada.

Das propostas relacionadas à educação, seis delas envolvem a modernização das redes de ensino e implementação da tecnologia nas salas de aula. São os casos de Tabatinga, Rincão, Matão, Itápolis, Ibitinga e Américo Brasiliense.

Das 15 cidades que compõem a região, 14 foram analisadas. Dessas, apenas duas não se referiam a investimento em tecnologia em suas propostas. Apenas o município de Santa Lúcia não constou na pesquisa pois a redação não teve acesso ao plano de Governo do atual prefeito.

O I Fórum de Cidades Digitais da Região central de São Paulo é uma realização da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia) e visa estimular o surgimento das cidades inteligentes. O encontro é voltado para prefeitos, gestores e vereadores da localidade e busca discutir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na melhoria dos serviços públicos.

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais da Região Central de São Paulo são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo forum.redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio máster da Furukawa, ouro da Exati Tecnologia e prata da ENW. O evento também tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Internet (Abranet).