03/04/17 14h35

39 cidades discutem projetos e parcerias na Unesp em Bauru

Jornal da Cidade

Debater soluções para alguns dos problemas que mais desafiam as cidades da região foi um dos objetivos de encontro, em Bauru, entre autoridades de 39 municípios. Realizado pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), o fórum “A Unesp e os Municípios: Projetos e Parcerias” foi uma iniciativa pioneira na medida em que reuniu grande número de participantes em torno de uma mesma meta: o desenvolvimento regional.

A proposta foi apresentar aos gestores municipais todos os projetos desenvolvidos pela instituição que podem ser aplicados por meio de parcerias e convênios, além de abrir as portas para que as prefeituras exponham suas necessidades. Dentro de um contexto de crise econômica e restrições orçamentárias, a presença maciça de representantes deu a dimensão da demanda dos municípios, em busca de mão de obra qualificada para a elaboração de estudos e projetos, com mais precisão e agilidade, nas mais diferentes áreas, como urbanismo, engenharia, educação, saúde, ciência e tecnologia.

Diretor da Faac, Marcelo Carbone Carneiro explica que a Unesp sempre realizou parcerias com prefeituras, mas de maneira pontual. E a reunião de ontem, ele esclarece, foi apenas o primeiro movimento para que estas parcerias possam se concretizar de maneira pennanente. “A universidade já produz muito, mas muitos projetos acabam ficando escondidos e isso não láz sentido com a cidade cheia de problemas. Há, inclusive, muita coisa já pronta que pode ser aplicada. É claro que não iremos resolver todos os problemas, mas boas iniciativas podem ser viabilizadas”, pondera.

A iniciativa conta com apoio do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), que compôs a mesa do Fórum. Ele destacou a importância da educação para o País e ressaltou que a parceria será fundamental para elaboração de projetos qualificados, a preços mais acessíveis, que irão contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável dos municípios. “Universidade significa conhecimento, que deve ser expandido para fora dela. Se a universidade não se envolve com os problemas, não há futuro para o País, o Estado e o município”, avalia.

Planos

Também membro da mesa, Clodoaldo Gazzetta (PSD) antecipou que pretende contar com a contribuição da Unesp para a efetivação de alguns planos, como a recuperação de fundos de vale (hoje tomadas por mato e entulho) e a regularização fundiária de pessoas de baixa renda que ainda não têm a posse de suas casas. “Eu. por exemplo, levei 90 dias para elaborar um documento técnico para lançar, na semana que vem, o programa de recuperação dos córregos urbanos. Certamente. eu teria economizado 60 dias se professores e pesquisadores da Unesp tivessem participado deste estudo”.

Pró-reitora de Extensão Universitária da Unesp de Bauru, Cleopatra da Silva Planeta salientou que a instituição também ganha com a iniciativa, já que muitas demandas das prefeituras podem gerar pesquisas importantes na universidade. “Temos muito a aprender. Muitas vezes, podemos não ter a solução imediata, mas um problema pode provocai" uma pesquisa, que irá gerai" conhecimento e, consequentemente, a melhoria de vida da comunidade”, completa.